04
Out
2016

Periodontia: a especialidade odontológica que cuida de sua gengiva

Periodontia: a especialidade odontológica que cuida de sua gengiva Cuidar dos dentes é muito importante, mas não é só o dente que precisa de atenção: nossas gengivas também. A Periodontia é a especialidade dentro da odontologia responsável pelo tratamento de doenças que afetam os tecidos que sustentam e protegem os dentes.

Um dos males que podem provocar danos à gengiva é o tártaro. Trata-se da formação de uma camada endurecida sobre os dentes, causada por placa bacteriana e fosfato de cálcio encontrado na saliva. Essa camada só pode ser removida pelo dentista e a melhor prevenção para isso é a escovação e o uso do fio dental.

Outro mal que acomete a gengiva é a periodontite. É uma inflamação nos tecidos periodontais, que destrói os tecidos e o osso alveolar, que sustenta o dente. Se a infecção evoluir, pode haver um amolecimento e uma possível perda do dente, principalmente se ele estiver com tártaro.
Já a gengivite é um processo inflamatório dos tecidos da gengiva que estão ao redor do dente. A inflamação pode surgir por conta de placa bacteriana no sulco da gengiva.

O que provoca essas inflamações é a falta de higienização correta dos dentes e gengiva. Os principais sintomas são: inchaço da gengiva, vermelhidão e sangramento ao escovar os dentes. Se não tratada corretamente, a infecção poderá comprometer a estrutura dos dentes, fazendo com que a gengiva se retraia e permita que placa bacteriana chegue à raiz e ao osso. A pessoa que não iniciar o tratamento poderá perder os dentes, em casos mais avançados.

Faça sempre a higiene bucal de forma adequada para prevenir qualquer tipo de infecção, além de visitar o dentista a cada seis meses. Ao notar qualquer sintoma, procure auxílio do seu convênio odontológico e agende uma consulta com um periodontista.
« Voltar

Deixe o seu comentário

Nome:

E-mail:

Código:

0 Comentários
Topo

Informações e Contato

azulcorp@azulcorp.com.br
Rua Jovita, 238, A | Santana | São Paulo - SP |

Informações Importantes

SUSEP nº 10.2017620.1

Nós Ligamos Para Você


Preencha os campos abaixo que nossa equipe entrará em contato.

Nome:

E-mail:

Telefone: