11
Nov
2016

Como proceder quando o seu pet sofrer intoxicação

Como proceder quando o seu pet sofrer intoxicação É bastante comum casos de intoxicação em animais de estimação, seja por produtos de limpeza, planta, veneno, alimentos etc. Caso isso ocorra com seu pet, algumas medidas precisam ser tomadas para que o animal não corra o risco de ficar doente ou até mesmo de morrer.

O mais indicado a fazer é levar o seu bichinho ao veterinário para que ele indique o melhor tratamento, de preferência antes de completar duas horas da ingestão do produto que provocou a intoxicação. Quanto mais tempo demorar para tomar as providências, maior será a quantidade de substância tóxica absorvida pelo organismo do seu pet. É importante saber que nunca se deve tratar o animal por conta própria.

Existem alguns sintomas que indicam que seu bichinho pode estar intoxicado, como vômitos, tremores, salivação, diarreia (com ou sem sangue) e convulsões. Observe se o produto que ele ingeriu é abrasivo (produtos de limpeza, alvejantes, sabão em pó etc.) ou não, que é o caso de plantas, alguns alimentos e veneno.

Caso o produto não seja abrasivo, provoque o vômito no animal para que a substância não seja absorvida pelo organismo. No caso da ingestão de produtos abrasivos, o vômito nem sempre é recomendado. Dê ao seu bichinho clara de ovo, que vai formar uma película que protegerá a mucosa desde o esôfago até o começo do intestino. Isso vai fazer com que dê tempo de chegar ao veterinário.

Comprimidos de carvão ativado podem ser uma solução para a intoxicação do seu pet. Quando ingerido, ele se gruda às toxinas liberados pela substância tóxica ingerida e ajuda a eliminá-las pelas fezes. No entanto, os comprimidos só surtem efeito se tomados logo após a ingestão do produto tóxico.

Sempre o melhor a ser feito é procurar um médico veterinário imediatamente, pois ele é quem saberá como proceder corretamente com relação a intoxicação do seu bichinho. Tenha sempre um plano de saúde para pet à disposição, pois nunca se sabe quando seu animal de estimação irá ingerir por acidente alguma substância tóxica que poderá levá-lo a morte, caso as medidas corretas não sejam tomadas. 
« Voltar

Deixe o seu comentário

Nome:

E-mail:

Código:

0 Comentários
Topo

Informações e Contato

azulcorp@azulcorp.com.br
Rua Jovita, 238, A | Santana | São Paulo - SP |

Informações Importantes

SUSEP nº 10.2017620.1

Nós Ligamos Para Você


Preencha os campos abaixo que nossa equipe entrará em contato.

Nome:

E-mail:

Telefone: